Halloween – A Origem das Comemorações

Para os mais desatentos, a origem do Halloween parece estar nos Estados Unidos, nomeadamente no feriado que comemoram a 31 de Outubro e toda a tradição de festa em seu redor, como as brincadeiras de doçura ou travessura e as inúmeras histórias e contos de terror associadas.

Mas não é bem assim… a verdadeira origem é celta tem já mais de 2 mil anos e vem da Irlanda e Ilhas Britânicas onde os celtas tinham por hábito comemorar o Samhain, precisamente a 31 de Outubro. Este, era também para eles, o último dia do ano velho e acreditavam que neste preciso dia o mundo dos vivos e dos mortos se encontravam.

A origem do nome vem do termo «All-Hallows-Eve», em português, Véspera do Dia de Todos os Santos, depois de no séc. VIII, o Papa Gregório IV, ter passado para o 1º de Novembro, o dia com o mesmo nome, não só para homenagear os mortos mas também para tentar assim transferir a festa celta Samhain para o lado cristão. Não obstante esta tentativa, durante vários séculos, a véspera continuou a ser celebrada no lado católico irlandês.

Também com origem na Irlanda, após a grande emigração para os Estados Unidos no séc. XIX, temos também o maior símbolo do Halloween na atualidade, a abóbora oca iluminada com forma de careta. Esta tradição tem origem na adaptação do nabo com um pedaço de brasa lá dentro, que o ferreiro errante Jack da Lanterna, segundo a lenda irlandesa, transporta pelo mundo, o qual foi dado pelo Diabo, após ter-lhe sido recusada a entrada no céu por não acreditar em Deus e ter conseguido enganar o mesmo Diabo por duas vezes com um truque.

Por cá, também nós temos importado esta festa, e ano após ano ela vai crescendo. Na FestasParty, temos todo o tipo de artigos para uma noite de Halloween perfeita, desde a decoração de espaços e mesas até fantasias e acessórios arrepiantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *